O Futuro da Alimentação: Ambiente, Saúde e Economia


Livro - O Futuro da AlimentaçãoEncontra-se disponível, em versão PDF, e de forma gratuita o livro “O Futuro da Alimentação” que resultou de um ciclo de sete conferências promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio do jornal “O Público”.

As conferências com especialistas nacionais e internacionais teve como propósito a reflexão e o debate sobre o futuro da alimentação, numa perspectiva transversal e integradora das questões da saúde das populações, da protecção do ambiente, da economia, da geração de emprego, da equidade no acesso aos alimentos e também da preservação das identidades culturais locais.

Neste diálogo, cruzaram-se abordagens tradicionais e emergiram novas visões. As várias sessões percorreram áreas como o “Enquadramento Global da Produção e Consumo de Alimentos”, a “Alimentação e Saúde”, a “Alimentação e Desenvolvimento”, a “Alimentação, Saúde e Economia”, “Alimentação, Ambiente e Pescas ”, a “Alimentação, Agricultura e Ambiente”, e, finalmente, a “Alimentação, Cultura e Ética”. No final do ciclo foram publicadas as conclusões e apontaram-se sugestões de acção para os decisores políticos, as instituições e o público em geral. A par das conferências, organizaram-se três workshops sobre os seguintes temas:

1) “Alimentação e Saúde”, organizado em parceria com a DECO e a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, sobre estratégias de promoção de uma alimentação mais saudável e económica junto das populações;

2) “Empreendedorismo na Área Alimentar”, organizado em parceria com a Inovisa para partilha de práticas inovadoras de sucesso nesta área;

3) “Desperdício Alimentar”, sessão coordenada pelo CESTRAS, onde foi feita a apresentação do estudo “Do Campo ao Garfo – Estudo sobre Desperdício Alimentar em Portugal”, desenvolvido no âmbito do Projecto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar em Portugal (PERDA), vencedor do Prémio Ideias Verdes, cuja edição foi apoiada pela Fundação Gulbenkian. Na sequência deste ciclo de conferências foi lançada uma brochura com as principais conclusões e recomendações. Em Abril de 2013 foi ainda publicado o livro com todas as intervenções dos conferencistas deste ciclo, que teve lotação esgotada em quase todas as sessões.

Como resultado do ciclo de conferências, em 2013 foi lançada a edição em livro e em formato digital dos textos das conferências em português. A partir de hoje estão disponíveis as versões digitais do livro em língua portuguesa e língua inglesa.

Leave a comment